top of page
33206e_1134a3b868984a8a9aab019579f9ac3d_edited.jpg

Maestro  
Diretor Artístico

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

Jean Reis

Jean Reis é Mestre em Música, especializado em Regência Orquestral e Violino, pelas prestigiadas Andrews University e University of Redlands. Durante sua formação, teve o privilégio de estudar com grandes maestros, como Zvonimir Hacko, Marvin Rabin, Jon Robertson, Keith Igarashi, Eleazar de Carvalho, e Jeff Rickard (regência coral). No violino, foi orientado por renomados professores, incluindo Germano Streithorst, Berenice C. Liedke, Erich Leheninger, Audino Nunes, Alberto Jaffé e Lyndon Taylor.

 

Como maestro, Jean Reis esteve à frente de diversas orquestras e conjuntos de renome internacional. Ele dirigiu a Orquestra Arpeggione (Áustria), Mont Blanc Chamber Orchestra (França), Banda Sinfônica da Cidade de Buenos Aires, Northwest Florida Symphony Orchestra, Sinfonia Gulf Coast, Orquestra Sinfônica Cultura, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, Orquestra Sinfônica de Campinas, University of North Dakota String Orchestra, University City Symphony (Missouri), Ho Chi Minh City Ballet Symphony Orchestra and Opera (Vietnã), entre outras. No concerto de abertura do Premier Orchestral Institute em Jackson, EUA, foi regente convidado. Também conduziu récitas do Ballet "O Quebra-Nozes" com o Northwest Florida Ballet e estreou mundialmente a "Sinfonia Brasileira" de Arthur Barbosa e o "Concerto para Piano e Orquestra" de Guilherme Bernstein Seixas com a Symphony of Americas no Broward Center em Fort Lauderdale. À frente da Orquestra Filarmonica de Mendoza regeu concertos sinfônicos e a ópera Don Giovanni de Mozart. Nos USA regeu a Missa da Coroação de Mozart com a University of New Mexico Symphony Orchestra and Choir. Na University of Southern Mississippi Symphony Orchestra, onde atuou como maestro assistente, Jean Reis foi responsável pela estreia do "Concerto para Violino e Orquestra" de Arthur Barbosa, além de ajudar jovens músicos brasileiros a continuarem seus estudos nos EUA.

 

Jean Reis também teve uma carreira de destaque como violinista. Tocou nas principais orquestras de São Paulo, como a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Nos EUA, integrou orquestras como Riverside Symphony Orchestra, Redlands Symphony Orchestra, Mississippi Symphony Orchestra, Meridian Symphony Orchestra, Gulf Port Symphony, entre outras. Foi professor de violino e prática de orquestra na Universidade Livre de Música e ACARTE, e atuou como violinista do Quarteto Paulista de Cordas, apresentando-se em importantes salas de concerto no Brasil, EUA e Europa.

 

Como maestro convidado, Jean Reis participou do Hot Music Festival (Arkansas), onde gravou o "Concerto para Violoncelo e Orquestra" de Alan Shulman com o cellista Wesley Baldwin. Conduziu ainda no The National Music Festival (EUA) e no Espressivo Music Festival (Montenegro). Foi convidado da École Normale de Musique de Paris por dois anos, onde compôs a banca para concessão de Diploma de Concertista na classe de Violino.

 

Além de sua atuação como regente e violinista, Jean Reis é reconhecido por seu trabalho como Diretor Artístico e idealizador de mais de 80 Festivais de Música no Brasil, incluindo o Festival Internacional de Canto de Curitiba (FICC), Festival de Ópera do Paraná, Festival Internacional de Música de Maringá  (FIMMA), Festival Internacional de Música do UNASP-SP (MUNASP), Festival Internacional Música no Pampa (FIMP), Festival Internacional de Música de Bauru (FIMUB), entre outros. Atualmente os festivais sob sua direção incluem o Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas-MG, o Festival Internacional Música no Mar de Minas em Alfenas-MG, o Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (FESTIMAP) em Toledo-PR e o Festival Internacional Música na Serra em Lages-SC.

 

Jean Reis foi agraciado com diversas honrarias, incluindo o título de Cidadão Poços Caldense por sua contribuição à cultura e a medalha Don Pedro II durante as comemorações de 150 anos da cidade. Recebeu a Ordem do Mérito Cultural "Carlos Gomes" no grau de Comendador, a mais alta distinção honorífica da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, e foi homenageado com a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, concedida pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU.

 

Atualmente, Jean Reis é o maestro fundador e diretor musical da Orquestra Versatilis, Orquestra Versatilis Filarmônica Mineira, além de violinista do Ensemble Versatilis,  Duo10 com o violonista Felipe Coelho, Duo Versatilis com a pianista Maria José Carrasqueira, e DuoAR com o pianista Flávio Augusto.

bottom of page